Projeto permite que jovem tire carteira de motorista aos 16 anos

Como menores de 18 anos são inimputáveis, o projeto determina que os crimes cometidos por motoristas entre 16 e 18 anos sejam punidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6934/10, que autoriza adolescentes emancipados, entre 16 e 18 anos, a obter habilitação de motorista. A proposta, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Pelas regras atuais, o motorista precisa ser penalmente imputável, o que, conforme o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40), ocorre a partir dos 18 anos.

De acordo com o projeto, o jovem emancipado que cometer crimes na direção de veículos estará sujeito às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90). Entre as sanções estão advertência, prestação de serviços comunitários e internação por até três anos em estabelecimento educacional.

Amadurecimento

Segundo o autor do projeto, a legislação brasileira tem reconhecido o amadurecimento cada vez mais precoce dos jovens. Ele cita como exemplo a possibilidade prevista na Constituição de jovens entre 16 e 18 anos votarem. O próprio debate sobre uma possível redução da maioridade penal para 16 anos, avalia Itagiba, reforça a percepção de que a norma de trânsito precisa ser revisada.

“Não é razoável que um jovem de 16 anos, que pode escolher o presidente da República, casar, ter emprego público e praticar tantos outros atos da vida civil de enorme responsabilidade, não possa dirigir um automóvel”, afirma.

Emancipação

O Código Civil (Lei 10.406/02) prevê que a emancipação de menores de 18 anos pode ocorrer nos seguintes casos:

- concessão dos pais (ou de um deles na falta do outro) mediante documento público ou por sentença judicial;
- casamento;
- exercício de emprego público efetivo;
- conclusão de curso de ensino superior;
- estabelecimento civil, comercial ou existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o indivíduo mantenha economia própria.

Leia aqui o Projeto na Integra

Esta entrada foi publicada em Trânsito em Geral. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

105 respostas a Projeto permite que jovem tire carteira de motorista aos 16 anos

  1. ANTONIO CARLOS disse:

    SR, MARCELO ITAGIBA EMANCIPAR CRIANÇAS PARA DIRIGIR UM VEICULO E MUITO PERIGOSO O MESMO ACONTECE COM O MENOR DE 18 ANOS VOTAR E POR ISSO QUE O SR. RATINHO JUNIOR FEZ UM PROJETO DE MAUS INSTRUTORES EU NAO CONCORDO E POR ESSE MOTIVO QUE ELE COMO MUITOS FORAM ELEITOS DEPOIS NAO TEM O QUE FAZER PROCURAR AGORA HABILITAR CRIANÇAS PARA SEREM ASSASSINOS NO TRANSITO ISSO E VERGONHOSO O DEPUTADO SR GERALDO MAGELA FEZ O PROJETO PARA QUE O INSTRUTOR TIVESSE UMA PROFISSÃO DIGNA DE RESPEITO E FOI APROVADA SO QUE ELE ESQUECEU DE DIZER QUE UM INSTRUTOR TEM FAMILIA E MERECE RESPEITO E O SALARIO ELE NAO COLOCOU NO PROJETO QUE AO MEU VER UM INSTRUTOR UM EXAMINADOR UM DIRETOR DE ENSINO UM DIRETOR GERAL MERECIA GANHAR PELO MENOS 2.500,00 SERA QUE ELE SE ESQUECE DE PEDIR PRA VOCEIS VOTAREM CONTRA O SALARIO DE UM PARLAMENTAR ISSO TENHO CERTEZA QUE NAO VAMOS DEPUTADO ESTUDAR UM POUCO MAIS OU MELHOR DEPOIS DAS ELEIÇOES AO MEU VER UMA ELEIÇAO SE GANHA COM DIGNIDADE E RESPEITO NAO COM VOTOS EMANCIPADOS E CRIANÇAS COM 16 ANOS A DIRIGIR VOTANDO AO PONTO DE VISTA SÃO IRRESPONSAVEIS NO VOLANTE MAIS AINDA OBRIGADO.

    • Fernanda disse:

      Eu acho que é a forma mais correta, temos muitos cinquentões que saos uns merdas no volante, e temos que ensinar a vida aos jovens cedo mesmo. Nao julgue ninguém por voce ou pelos seus, se os pais de jovens de 16 o emanciparam, ou ele se emancipou pelos seus atos, entao este adolecente é capaz de dirigir.

    • Amanda Nóbrega disse:

      Caro sr. Antonio Carlos! Venho aqui tomar a liberdade de discordar de sua opinião e dizer-lhe que estás redondamente equivocado. Vc não deve julgar todos por um.
      Tenho 17 anos, em minha casa mora somente eu e Deus. Sim! Moro absolutamente só. Meus pais moram em outra cidade enquanto eu estudo e trabalho na capital de meu Estado. Vivo do meu suor! Pago meu aluguel e minhas despesas todas em dias. Minha vida é da escola pro trabalho e do trabalho pra casa, é assim todos os dias. Meus pais não me enviam nenhuma quantia em dinheiro porque sou capaz de viver do dinheiro que eu luto todos dias para ter, apesar da minha pouca idade, creio que sou muito mulher pra não aceitar ajudar de NINGUÉM, nem mesmo dos meus pais que já têm suas despesas pra pagar. E se eu decidi sair de casa cedo em busca de outros horizontes, é meu dever procurar uma maneira de sobreviver. Não tenho amigos, não saio pra nenhum tipo de festa e sou muito feliz desse jeito. Então isso quer dizer que nem todos os jovens estão perdidos, que nem todos são irresponsáveis quanto o senhor pensa. Porém preciso muuuito tirar minha carteira de habilitação, mas no momento não estou informada se posso ou não iniciar o que for necessário e receber a dita carteira após os 18 anos completo.
      Portanto o que eles deveriam fazer é sancionar uma lei que permita que o adolescente execute as provas e receber sua carteira após os 18 anos completos, se necessário averiguar a vida que o adolescente leva.
      Enfim, espero que vc repense seus conceitos. Abraços!

    • renan gomes disse:

      eu sou a favor da lei que diz que menores podem dirigir.

      muitas pessoas dizem que pessoas com 16 anos nao podem dirigir porque sao incapazes, somente com 18 anos poderiam dirigir.
      e o que 2 anos faz diferença. nao vai mudar nada, ninguem consegue ser incapaz num dia e 2 anos depois ser maduro.
      ou seja, pessoas com 16 anos tem a mesma capacidade, talvez ate mais do que muitas outras de 18.

    • joao carlos disse:

      se for pensar assim ate meu vo não podia ter tirado carteira, a da um tempo ne, tem sim jovens q tem mais responsabilidade deque uma pessoa mais velha, os piores acidentes são os dos mais velhos q acham q tem experiência de mais, e acha q nunca vai fazer errado, e acaba cometendo um crime de transito mais grave ainda, por isso q tem que ter a punição, se fez errado tem q pagar pelo crime mesmo tendo 16 anos, ia diminuir muito, não tem como para os acidentes, se não ninguém morria no transito, então eu acho q com 16 anos a pessoa pode ter responsabilidade sim, não to reclamando não mais tem pessoa ai com 40,50 anos q são uma merda no volante e fasem mais cagadas no transito do q um jovem. essa e minha opinião

    • Guilherme Benites disse:

      Meu querido , tem muito menor , mais responsável do quê muitos adultos …. Nada mais justo

    • Thiago disse:

      Meu senhor cada caso é um caso , por exemplo não tenho pais moro sozinho com minha avó e meu trabalho é muito longe , por isso preciso de um meio de transporte rápido pois onibus me atrasa na chegada do serviço.
      Eu tenho 16 anos , mas tenho sim a capacidade de ser um motoista e respeitar as leis!

    • victor disse:

      se vc acha isso vc e um “ignorante” pq um tem muitos menores q sao mais responsaveis do q um adulto nao saõ tdos mas tbm nao e assim. prefere deixar um adolecente dirigir ou UM MAIOR DE IDADE BEBADO?UM ADOLECENTE OU UM DESSES IGNORANTES VALENTÕES NO TRANSITO. vc ja teve sua vida então deixe os menores viver a deles com menos limitações obrigado.

    • rafael disse:

      Eu acho pq o jovem com 16 anos pode trabalha e votar e nao tira abilitaçao
      pq tem muito jovem com 16 anos q dirige melhor pilota melhor q pessoas de maior no casso 18 anos para cima e tem muito menores q sao mais dedicado no transito q pessoas de 30 anos q ja vi fazer merda na rua nao respeitando as regras eu acho q essa lei tinha q entra em fusionamento pq ia facilita muito a vida
      dos jovem hj em dia no casso para trabalha

  2. ANTONIO CARLOS disse:

    UMA CRIANÇA EMANCIPADA PARA TIRAR CNH EM DESASTROSO O MESMO ACONTECE COM CASAMENTO ISSO E UM ABSURDO ISSO PODE SER UM INSTRUMENTO O CASAMENTO AOS 16 ANOS PARA QUE ELES SE HABILITEM E DEPOIS SE SEPARAM O MESMO ACONTECE COM DECENDENTES DE JAPONESES QUE SE CASARAM E JA FORAM AO JAPAO ISSO ACONTECE ATE HOJE ONDE ESTAO NOSSOS BRASILEIROS . QUEM DELES SABE O HINO NACIONAL, O HINO DA BANDEIRA E OUTROS HINOS MARAVILHOSOS QUE APRENDI NA MINHA EPOCA ESSES MENORES NAO FREQUENTAM NEM AS ESCOLAS E SAO OBRIGADOS A PASSAR DE ANO VAMOS DEPUTADO FAZER UM PROJETO DE QUE TODO BRASILEIRO QUANDO CHEGAR NA IDADE ESCOLAR TENHA QUE FREQUENTAR A ESCOLA E TIRAR NOTA PASSAR DE ANO SE REPROVAR VAI FICANDO PRA TRAZ E FAZER QUE ELE FREQUENTE TURMA DE SUA IDADE VAMOS LUTAR PARA QUE O POVO SEJA REALMENTE EDUCADO E TAMBEM SAUDE TRABALHE COM EDUCAÇÃO E SAUDE PORQUE E UMA VERGONHA NOSSOS HOSPITAIS TAMBEM SABE PESSOA EDUCADA E COM SAUDE SABE VOTAR SABE DIRIGIR COM EDUCAÇÃO ISSO E RUIM PARA CANDIDATOS PENSE NISSO UM FORTE ABRAÇO E ESTEJA SEMPRE AGRADECENDO A DEUS ….

    • Lucas disse:

      Cala boca isso da certo no canada nos estados unidos e em todos os outros lugares , então os jovens do Brasil são mais incapazes do que a dos outros países ??? Isso e ridículo !!!!

    • linderson disse:

      nem todos todos os JOVENS de hj nao irresponsaveis naum, tem jovens q estudam, trabalho, sao filhos otimos. entao eles merecem esse voto de confiança. vcs num se preocupam pq vcs ja tem habilitaçao. vcs veem os jovens pela maioria nao pelos menores. esses menores sao q sofrem. eles q dao duro pra ter as coisas.

    • larissa silva disse:

      senhor antonio carlos.. acredito qui a capacidade de cada um vai muito sim do seu amadurecimento mas nao eh a idade que faz vx amadurecer nao.. vx como qualquer um outro ja foi adolescente.. eh uma pessoa com 16 anos, eh claro qui nao sao todas, mas tem sim capacidade de arcar com seus atos,, e como os outros ja disseram cada um eh cada um.. se os pais desse de menor conhecer bem seu filho eh claro qui ele escolhera o melhor para ele.. entao ao falar ou comentar sobre algo procure entender melhor a vida e o raciocínio logico… o senhor talvez nao tenha tido muitas experiências para saber do que estou falando. e eu tenho 14 anos e sou muito mais responsavel e amadurecida do que muita gente por ai..

  3. ANTONIO CARLOS disse:

    SR DEPUTADO TEM UM PONTO IMPORTANTE ELE PODE AOS 16 ANOS SE CADASTRAR FAZER EXAME MEDICO E FAZER O EXAME PISICOTECNICO PARA VER SE O MESMO ESTA APTO DEPOIS FREQUENTAR AS 45 HORAS AULAS DE LEGISLAÇÃO E ATE FAZER O EXAME ESCRITO PASSANDO O MESMO DEVERÁ AGUARDar ATE OS 18 ANOS PARA EMISSÃO DA LADV
    LICENÇA DE APRENDIZAGEM VEICULAR, SO TEM UM POREM COMO OS EXAMES TEM VALIDADE DE 12 MESES ANTES DE SAIR A LADV DERA FAZER SOMENTE OS EXAMES MEDICO E PISICOTECNICO PARA QUE O MESMO POSSA FREQUENTAR AS AULAS PRATICAS ISSO PODERA AJUDAR E NAO EMANCIPAR.

  4. Leonardo disse:

    Bom eu acho que a lei é otima estou hoje com 14 anos e pretendo tirar a carta com 16, mas vcs que jugam essa lei, pense nem todos são BURROS, eu por exemplo não quero nem pensar em beber e nem fumar. então não pense no geral mas sim em cada um ok?!

  5. Breno Storari disse:

    Bom, concordo plena mente com o deputado tucano do Rio de Janeiro, hoje tenho 16 anos e sou emancipado, repondo aos meu atos posso votar, posso casar-me prestar concurso publico, ser dono de empresa privada, entre outras coisas, com isso porque a proibição de um menor de 16 anos tirar habilitação, tendo em vista que, muitos menores de idade ja tem emprego e muitas vezes precisam deste meio de transporte para se loco-moverem, com um sistema precario de transporte publico, jovens com responsabilidades de verdadeiros adultos tem sim de ter o direito de se loco-moverem com rapidez, pense bem pessoas de mente atrasada que nao olham para o futuro, o jovem dos tempos atuais ja sabe 10 vezes mais do que você quando tinha a mesma idade! PENSE E REFLITA, jovens que são o futuro da nação nao poderia ficar defalcados de algo tao eficaz e necessário!!!
    Obrigado

    • leonardo couto disse:

      Concordo plenamente eu por exemplo já tenho uma estrutura para mim ter um carro que no meu caso não serviria como luxo ou para dizer que tenho carro, mais sim para eu fazer vários trabalhos da igreja e etc.. ai eu e minha mãe não iriamos precisar de depende dos outros para dirigir eu mesmo poderia ir com ela ao lugar desejado porque hoje o sistema de transporte está uma merda não ???

  6. Heloise disse:

    Eu concordo, o jovem emancipado deve ter a carteira de habilitação sim. Sendo que ele com 16 anos já pode votar, casar-se, trabalhar dentre outras coisas… ele pode sim tirar a carteira de habilitação.

  7. Diego oliveria Evangelista disse:

    Ola.Gostaria de saber como anda esse processo .Pois estou pensando em falar com os meus pais para me emanciparem (tehno 16 anos curso 2 grau trabalho desde os 13)principalmente por querer minah cnh e compra minha propia moto.Tenho uma duvida porque que msm vc sendo de menor sem ser emancipado pode votar e assinar carteira de trabalho e não pode tirar cnh se ja esta maduro para domar decisões q afetam o pais (voto)e mesmo podendo trabalhar legalmente esta um passo atras por não ter cnh oque e necessario na maioria dos empregos.Sem contar a quantidade de jovens q dirigim e tem carros ,motos sendo de menor não seria melhor se eles tivessem sua cnh ao menos teria tido as aulas ja q vejo muitos q apenas sabem acelerar não sabem uma lei de transito(minha mãe foi tirar castera e trouce um simulado para casa,eu fiz ele e passei ja,ela não teria passadop se fosse a prova) .Uma forma para ajudar esse processo seria uma prova psicologica para testar o de menor se esta apto psicologicamente para dirigir,ja q fisicamete esta pois se um senhor de 60,70 anos pode um adolecente tem mais reflexos e força .Espero respostas para ver se me emanciparei ou não.

  8. kaue fm disse:

    tem que ser aprovada sim pq assim os jovens vao ter mais responsabilidade e vao poder pagar pelos seus atos! e eu gostaria de ser avisado quando essa lei for aprovada. vlw obrigado

  9. francisco disse:

    desdeque ele responda pelos seus atos?

  10. Marcio disse:

    Eu não concordo,que pateticos todas respostas acima.Parecem crianças dirigim serão probidos menores de 16 anos matam violentos na estrada nunca viajar todo Brasil vcs não sabem nada faltam conhecimentos na estrada do Brasil,vcs vão ver os policias rodoviaria ferderal vai prender probido menores 16 anos,eu sou contra.

  11. Olá, Tenho 16 anos e sou emancipado, gostaria de saber se essa Lei foi aprovada, pq eu moro longe da minha escola, gostaria muito que essa Lei fosse aprovada, assim eu poderia levar minha irma pra aula e voltar com ela, jáh sou maduro o bastante, sei resolver minhas coisas sem ajuda dos pais, trabalho na loja do meu pai como gerente, entao eu acho Sim que essa Lei deva ser Aprovada. Obrigado.

  12. EDMILSON FERREIRA disse:

    QUE ABSURDO NOBRE DEPUTADO, O MENOR DE 16 ANOS PEDERIA ATÉ TER SUA CARTEIRA DE MOTORISTA, DESDE QUE ELE RESPONDECE PERANTE AO CONDIGO NACIONAL DE TRANSITO COMO ADULTO. SE ELE VAI RESPONDER COMO MENOR PERANTE AO ESTATU DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ISSO É MESMO QUE DIZER AOS MENORES QUE PODEM SAIR PORAIR MATANDO GENTE A VONTADE.
    O SR. NÃO SE REELEGEU POR ISSO QUE DEIXAR ESSA HERANÇA MALDITA PARA NÓS. VOU TORCE MUITO PARA QUE ESSE SEU PROJETO NÃO SEJA APROVADO E QUE O SENHOR E NEM NIGUEM DA SUA FAMILIA SEJA ATROPELADO POR UM MENOR DESSE.

    • cristiano disse:

      REALMENTE ISSO É UM ABSURDO, SOU DE MENOR, TENHO 17 ANOS,QUERO MUITO TIRAR MINHA CNH, PORÉM O FATO DE DEIXAR UM MENOR TIRAR CNH E DEPOIS ENQUADRA-LO NA LEI COMO MENOR DENOVO NAO TEM CABIMENTO. SOU A FAVOR DE QUE UM MENOR POSSA TIRAR CNH DESDE QUE ELE SEJA APROVADO EM RIGOROSOS TESTE DE APTIDÃO AO VOLANTE, TER UM BOM COMPORTAMENTO NA ESCOLA E NUM TER SIDO APREENDIDO POR ALGUM DELITO. E O MAIS IMPORTANTE QUE RESPONDA LEGALMENTE PELO CTB O CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO, COMO SE FOSSE UM MAIOR, POIS ELE ESTA ASSUMINDO O RISCO EMINENTE DE MATAR E DE FERIR FISICAMENTE OUTRAS PESSOAS.

  13. Danilo disse:

    A EMANCIPAÇÃO SERÁ DE ESCOLHA DOS PAIS, OS QUE CONFIAM E ACHAM QUE SEU FILHO TEM CONDIÇOES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS AMANCIPAM.
    E O ADOLESCÊNTE VAI RESPONDER PELOS SEUS ATOS N TRÂNSITO, OS QUE NÃO ANDAREM NA LINHA SÃO PUNIDOS. OS “ADULTOS” NÃO QUEREM PORQUE JA TEM A SUA EM MÃOS, OS ADOLESCENTES NÃO VÃO TIRAR A SUA HABILITAÇÃO SE QUISERE, PRIMEIRO VÃO TER QUE SEREM EMANCIPADOS, OU SEJA, OS PAIS VÃO PENSAR EM AUTORIZAR, É BOM FAZER UMA CONCIENTIZAÇÃO DOS PAIS PARA SABER SE ELES VÃO QUERER MESMO EMANCIPAR SEUS FILHO, SE NÃO VÃO SE ARREPENDER DO QUE ESTÃO FAZENDO.

  14. Danilo disse:

    E OS ADULTOS QUE NÃO GOSTARAM DESSE PROJETO, NÃO SE PREOCUPEM NÃO, ESSES ADOLESCENTES VÃO PASSAR POR TESTES NA AUTO ESCOLA COMO QUALQUER OUTRO, VÃO RESPONDER PELOS SEUS ATOS, VÃO PENSAR DUAS VEZES ANTES DE FAZER QUALQUER COISA.

  15. João disse:

    Boa Tarde!
    No meu ponto de vista eu acredito que seria bom se aprovase a lei, pois trabalho longe e vou todo dia de bicicleta, jah sei dirigi, sei de meus direitos e deveres.. Porém asho q deveria tbm, aprovando essa lei, o menor teria q ser emancipado(como será) e se acaso se envolver em algum crime.. tem de ser julgado como maior responsavel.. e não como menor .. e pra casa de abrigo!

  16. Breno Moraes disse:

    Sou a favor, desde que o menor emancipado respondesse pelo código penal de trânsito como adulto, pois se com 16 anos ele já pode escolher o presidente da república, já pode prestar concursos públicos, já pode casar-se, ele pode e deveria responder pelos seus atos, sendo no trânsito ou não.

  17. rodrigo disse:

    eu teu 16 anos gostaria de tira habilitação mais nao poco porque eu sou de menor se for sou quero saber mais rapido

  18. Pablo Giovanny disse:

    Olá, boa noite pessoal, eu tenho 16 anos e sou a favor sim, pois olhe bem, se um jovem pode votar como adulto, casar-se e entre outras coisas porquê não tirar a cnh? Muitos desses jovens de 16 anos tem plena confiança dos seus pais, e muitos concordam que eles deveriam ser emancipados pois já tem responsabilidade o suficiente e idade para responder seus atos, os jovens estão amadurecendo cada vez mais cedo, eu prefiro que esta lei seja aprovada e ver jovens com consciência tranquila e de cnh dirigindo pelas ruas do que ver esses barbeiros adultos inclusive alguns idosos que não tem reflexos, para alguns que criticam só digo uma coisa, nem todo jovem é igual pois muitos jovens de 16 anos tem muita responsabilidade e são muito mais cabeças do que muitos adultos por ai que só fazem besteiras no trâncisto, o que vale ressaltar é que esses jovens só poderão tirar a cnh conforme a emancipação dos pais, os quais confiarão plenamente nos filhos e irão analisar se vale a pena emancipar ou não irão analisar se eles tem esse amadurecimento e esse juízo conforme o trânsito, por causa de algumas opiniões acima achando que todos jovens são irresponsáveis o Brasil não vai pra frente, por causa dessas pessoas que não se olham pra sua própria classe onde têm muitos impruentes no trânsito os jovens ficam prejudicados e são muitas veses criticados pelos adultos que são contra essa lei, vocês adultos tem que entender que a geração evolui, hoje em dia não é igual a 20 ou 30 anos atrás, os jovens com o tempo vão amadurecendo, o que vêm dando cada vez mais confiança aos seus pais, bom é isso ai, abraços a todos e reflitam sobre isso!

  19. joel disse:

    tenho 17 anos gostaria de saber se meu pai se responsabilizar em todo tipo de argumento que eu causar posso tirar minha carteira de motorista ….. obrigado

  20. Gustavo disse:

    Eu sou à favor da lei. Se com 16 anos, você tem responsabilidade para eleger um Presidente, você também tem para dirigir um automóvel e responder por seus atos. E também, você faria a avaliação do DETRAN e se passasse, estaria claro que você têm condição de dirigir.

  21. George disse:

    concordo com o Gustavo se passar do DETRAN é claro que terá condições de dirigir um automóvel. não vai ser um menor desgovernado rsrs

  22. Benicio disse:

    Voce’s’ Jugam Nois Jovem Pelo Atos de Outross

    Nem toodos Jovem Soomos Burro

    Tenho 15 Anos e Posso Votar Porq nao posso Tira Carteira de Motorista ???

    So A Favo disso

  23. Rafael disse:

    Eu sou a favoor!

    Sou menor emancipado, tenho 16 anos, tenho que prestar as minhas obrigações junto a nação, que é votar. Tenho uma microempresa em meu nome e administrada por mim.
    Acho que seria uma boa a aprovação dessa lei, pois somente os pais que realmente querem que seus filhos dirijam iriam dar a emancipação para eles (que também NÃO é barato), assim possibilitando o jovem a tirar a sua tão sonhada CNH.
    Sem contar que seria muito útil para mim, que as vezes tenho que buscar mercadorias e prestar serviços fora.

    Vamos gente, pensem nisso, é um grande passo para o crescimento desse país. Os tempos são outros, os jovens não são os mesmos de antigamente, há jovens votando (que é de muita importância para o pais) porque não uma CNH? Será bem melhor do que pegar menores conduzindo sem CNH, como muita gente que conheço.

    Fica ai a minha opinião…

  24. bruno heslley disse:

    tem que aprovar siim

  25. carlos disse:

    PARABÉNS,MARCELO ITAGIBA,agora voce fez um belo projeto,tomara q seja aprovado,porque depois de tanto projetos tontos,sem pe e nem cabeça,agora tem um projeto,e estou torcendo pra que seja aprovado o mais rapido possivel,valeu itagiba

  26. Binhow disse:

    Eu aprovo sim , e acho que tudo vai da certo sim. tomara que seja aprovadoO

  27. Gabriel gan disse:

    bom.eh melhor uma menor de 16 anos dirigir com carteira de que dirigir sem !!!

  28. Guilherme disse:

    Senhores senhoritas e senhorios eu tenho 16 anos de idade e quero que vos fodastes do meio do seu cu.

    Você com sua cabeça de merda por uma minoria achas que somos irresponsaveis, pois não somos, não podemos permitir que Jovens votem aos 16 e não possam dirigir aos 16.

    Então mais uma vez no meu humilde cometários eu pesso para que os senhores se calem. Porque não te calas?

  29. Décio Mizuguti disse:

    Na minha opnião teria sim que aprovar esse progeto, eu ja trabalho a 3 anos muitas vezes eu pego o carro da minha mãe e vou trabalhar, eu moro longe do meu serviço tenho que acordar as 6 horas pra chegar no horario certo, se essa lei foce aprovada teria que pelo menos fazer um teste psicologio mais rigoroso, vejo exemplos de pessoas que conheço a um bom tempo eu sempre fui o mais novo entre eles, quando de menores pegavão carro escondido e saia correndo feito loucos e eles sempre forao dezajuisados e agora que sao de maior ainda nao mudarão nada sao as mesmas crianças dezajuisadas de antes só que tem uma diferença eles ja podem ter a CNH e vao se sentir ainda mais “poderosos” e sabi Deus o que eles vao aprontar.
    Deveria sim aprovar, todos falam que entre os 16 a 18 anos ja podemos escolher o futuro de nosso pais, só que ninguem fala o por que, mais eu falo, é permitido porque é vantajoso para os politicos é dos jovens que eles conseguem muitos votos até capases de eleger alguns que nem mereciam ser eleitos e agora para que nao permitir, vamos tentar permiti ja ta tudo acabando mesmo, as vezes nem é preciso se ter um carro na mao para matar alguem, e todos sabem que somos diferenter um dos outros muito jovens ja tem responsabilidade até de mais.
    e se nao aprovar eu vou continuar andando de carro sendo de menor e se um dia acontecer(espero que não aconteça) eu for parado por policiais, logico eu que ja trabalho a tempo tenho dinheiro guardado vou ter que da tudo pra ela, e assim quem sera responsavel sera meus pais, agorase for permitido quem sera responsaveis serão os proprios menores que calsarão a infração, porque eles serao emancipados e logico as autoridades sempre vai dar um jeitinho de encaichar esse menor em alguma infração, afinal as multas são distinadas ao bolço de alguns que trabalhão na prefeitura.

  30. jesemiel disse:

    eu queria tirar por que o meu pai tem problema de audiçao eu qui ninguem si emporta com os outros essa lei deve ser aprovada mais nao dao jeito

  31. jesemiel disse:

    tanto pai invalido que preçisa ir au medico ou otra coisa si o menor pode votar por nao nao tirar a abilitaçao nao vai sair do bolso dos qui nao queri eu acho isso

  32. wallas disse:

    essas pessoa que esta falando que menor não tem responsabilitade eo seu filho que não tem se voce não que que o seu filho tira a CNH e so não amacipa o seu filho agora deixa quem precisa usa a habilitação eu estou de saco cheio fica pedido o meu pai pra mi busca na escola

  33. Fernando Lopes disse:

    É verdade ! Concordo com esse projeto !
    Se uma pessoa de 16 anos pode escolher o Presidente da República , pode trabalhar , pode casar-se . Por Que não pode tirar a carteira de habilitação . No caso de trabalhar se a pessoa precisa se locomover , não poderá por que não é habilitado .
    Não concordo com a resposta do SR. Antonio Carlos ,por que não existe criança com 16 anos e sim um adolescente ! No caso um adolescente que com 16 anos pode matar roubar e não pagar pelo que faz !

  34. Fernando Lopes disse:

    Concordo com Wallas !
    Os pais que acharem que seu filho tem responsabilidade tem sim que ser emancipado para poder dirigir
    E quem não acha que seu filho não tem responsabilidade não o emancipe-o !

    Mais por favor não atrapalhe de quem precise ter habilitação !!

  35. Fernando Lopes disse:

    Pelo amor de Deus ninguem vai sair matando ninguem por aí por que tem um carro ! E falo mais eu tenho 15 anos e não tenho esse pensamento de sair matando ninguem por que tenho um carro isso sim é um absurdo !
    Certícimo esse cara que inventou esse projeto !

    PARABÉNS SR. MARCELO ITAGIBA ! TOMARA QUE SEJA APROVADO !

  36. marquinhos disse:

    eu concordo plenamente, sou de são paulo e acredito que não só sp mais sim muito estados então assim, hoje nós olhamos as ruas e vemos muleques dirigindo sem carteira porque num podens tirar, essa lei ja tinha que ser liberada toma vergonha na cara de vcs e pense um pouco mais, se os jovens hoje podesse tirar a carteira de abelitação, eu acredito que muito ia se esforça para trabalhar e tirar a sua carteira, eee outra coisa com carteira e sem carteira os muleques anda de carro e moto então é melhor liberar a abilitação sou a favor totalmente para libera a abilitação pensa na nossa adolecencia, obrigado

  37. demétrio disse:

    eei Antônio Carlos

    voooc é abobado oou oque.? só porcausa q voc já é maior num quer dizer que voc pode chamar menores de 18 anos de criança; porque eles são são adolescentes.!

    aprenda isso, nem todos os jovens fazem cagada nas ruas, eu por exemplo ando de moto e carro desde os 14 anos nuncaa bati nei fui pego pos policiais.! hoje graças a deus eu sou de maior.

    agora porque voc é um cara que teim mais de 30 anos e se axa oo bonzão continue chamando adolescentes de creianças.!

  38. demétrio disse:

    ei marquinhos concordo com voc

  39. leonardo disse:

    vocês tem problema!!
    não vêem o exemplo dos EUA todos os adolescentes de 15 anos dirigem. todo mundo associa a imagem jovens+volante=acidentes nós nos tornarmos mais responsáveis, poxa será que podem nos dar um voto de confiança!
    lembrando que esse projeto permite que nós dirijamos só dentro da cidade!

    deputados do meu brasil usem a cabeça pra outra coisa que não seja nos roubar!!

  40. WALLACE disse:

    olá, só quero dizer que tambem aprovo esta maravilhosa lei e que tenho certeza que sou capaz de fazer o que for preciso para o meu bem estar, e não presiso de uma inultil dependencia só por causa de um imundo preconceito chamado “menor de idade” não preciso ter 18 anos para poder pensar ou agir. hoje eutenho tenho 16 anos trabalho com carteira assinada mas ainda sou menospresado por que “sou menor” não recebo um salário e sim meio por que posso votar, trabalhar, estudar, etc. e não posso responder por mim? Obrigado

  41. cidklei disse:

    eu acho certo pq lá nos estados unidos o maior de 16 anos ja pode tirar carteira e o transito de lá chega a ser bem melhor que o daki hje em dia nao sao os jovens que sao ruins de volante tem muitas pessoas mais velhas bem ruim de volante hje em dia

  42. Rodrigo Goulart disse:

    Antônio Carlos,

    Porque você não cuida da sua vida ?, nós jovens que pensao em tirar carteira de motorista terá que passar por varios testes, entao antonio carlos, cuide da sua vida, da sua corrupção, jumento!

    Aprovo a lei.

  43. jhonatan lutz disse:

    Eu aprovo por que? vou fazer 16 anos e vou me emancipar eu me emancipando estou asumindo os meus atos se eu cometer alguma tragedia como matar ou ferir alguem estando errado posso ser punido e gostaria de ser punido como se fosse adulto, se eu fiz a desgraça mereço pagar, por isso acho que quando emancipado posso dirigir.
    Um exemplo por que acho que posso dirigir digamos que meu pai faca doente e precisa ser levado ao medico sendo que so eu e ele na familia sabe dirigir, eu tando emancipado eu poderia levar meu pai no hospital as preças e salvar sua vida ou eu emancipado nao dirigo e vejo meu pai morrer na minha frente por que nao posso levar ao hospital.
    Aprovo a lei espero que eu possa dirigir.
    Obrigado

  44. Daniel disse:

    Eu tenho 17 anos, já trabalho faz 2 anos (Com a Carteira de trabalho assinada) já tenho o carro, mas só falta a Carteira de Habilitação, essa lei dever ser aprovado pois os jovens sabem dirigir melhor que as pessoas mais velhas, eu não bebo e nem tenho vicios que pode afetar eu no volante, eu já sei oque é certo e oque é errado. Eu já posso Responder meus atos, jovens apartir dos 16 anos já deveriam ser considerados de maior idade! EU QUERO PODER IR PARA O TRABALHO TODOS OS DIAS DE CARRO (O CARRO É MEU EU PAGO) SEM ME PREOCUPAR COM A POLICIA ME PEGAR E ME DAR UMA MULTA E APREENDER O CARRO.

  45. yago disse:

    Volto afavor do projeto e se for preciso volto tambem em quem vai fazer acontecer. :)
    E para as pessoas ki acham o projeto erado é por que sao afavor de um adolecente assacino que mata e nao pode ser preso.
    existir adolecente inresponsavel mais tambem existir muitos adolecente reponsavel

  46. junior disse:

    Bom, essa lei tem que ser aprovada o quanto antes melhor, pois no meu caso tenho 17 anos e faço 18 em outubro sou emancipado e nem assim posso tirar minha carteira de motorista.
    Creio eu que no conceito geral todos adolescentes são irresponsaveis mas não é assim pois sempre tem umas exceções se podemos responder pelo nossos atos, acho que podemos dirigir carros e não é porque somos menores que vamos sair matando qualquer um.
    Se podemos trabalhar, votar, casar porque não podemos dirigir!?
    E existem vários adolescentes responsáveis
    se DEUS quiser lei APROVADA

  47. denys disse:

    sr. Marcelo Itagiba meus parabens por tentar colocar essa lei espero que seja aprovada por que pessoas com 16-18 anos sabem que dirigir tem seus cuidados e tem sertos medos de tentar abusar de sertas coisas, e com a autorizaçao dos pais quer dizer que os pais estaram cientes do que o adolecente tem maduridade o bastante para poder dirigir, e tbm os adolecentes a parti de 16 anos ja podem ser presos por que nao podem dirigir ?

    novamente meu parabens vou torcer que essa lei seja aprovada!!!
    um grande abraço conte com meu voto para essa lei.

  48. Lucas disse:

    Eu penso que um “cidadão” que já frequentou todo o Ensino Fundamental, está na metade do ensino médio, tem plena consiência de seus atos, que podem saber até mais que os adultos, pergunte por exemplo a qualquer adulto de 30 anos que tenha CNH, seja casado, tenha título eleitoral, emprego, enfim; se ele sabe qual é a 1ª Lei de Newton? Qualquer jovem que esteja no ensino médio e que vai fazer vestibular, sabe que é indispensável saber isso e que eles aprenderam no 9º Ano(Em Minas Gerais) do ensino fundamental. Acho que os jovens de 16 anos tinham que responderem por si só em todos os sentidos, além do mais se existe um que seja “inoscente” é porque seus pais não os deram educação suficiente em casa!!!

  49. André Aguiar disse:

    Os adolescentes emancipados podem votar e o escambau, mas tb teriam que responder criminalmente peranto o Código Penal e não ao Estatuto da Criança.

  50. josé Irinaldo sousa Lima Segundo disse:

    Bom eu concordo com essa lei acho que ela iria melhorar a vida de muitas pessoas que tem 16 anos é muito bom se essa lei for aprovada por que nós que temos nossos 16 anos deveríamos trabalhar de carteira assinada eu trabalho como entregador de um deposito de bebidas,la tem moto mas não posso pilo tala por que preciso de carteira para fazer isso tem que ter carteira de motorista por isso peço que aprovem essa lei assim posso trabalha de carteira assinada e também sem fazer fossa e assim posso pilotar a moto obrigado por favor aprovem essa lei.

  51. Rafael disse:

    Eu sou a Favor desta lei tenho 17 anos não sou emancipado mais ja vou ser tenho trabalho e estudo o transporte publico na minha cidade não é das melhores e por isso preferia andar com meu carro pois ja sei dirigir aprendi cedo e do mudaria ums coisa todos os menores que comete-se infração paga-se perante a lei como um adulto ja que ele ja é emancipado e já tem consciencia pois um adolescente de 16 e 17 anos não é retardado nem burro meu irmão dirigi des dos 13 anos hoje ele tem 21 e nunca bateu o carro e sempre dirigiu na cidade toda de me levar para a escola ou até ir trabalhar com meu pai sei que pode ter cido imprudencia do meu pai deixar uma criança dirigir mais acontese que meu irmão tinha mentalidade de um adulto e até hoje nunca sofreu um acidente por isso acho que alguns adolescente merecem sim ter o direito de passar por uma sala de aula aprender sobre regras de transito e ter o direito de tirar sua habilitação e poder se locomover para poder fazer seus afazeres espero muito que essa lei seja aprovada e para as pessoas que dizem que essa lei so é apoiada por adolescentes por muitos adultos que conheço pesam do mesmo jeito que eu

  52. euu acho que um joven de 16 anos ja e responsavel pra responder como um maior de 18
    por que um joven de 16 anos ja sabe oque e certo e oque e errado por isso se um joven de 16 anos tira carteira de habilitação vaii dar e mais dinheiro pro pais cada veiz mais o brasil vai ter mais dinheiro e pelo fato de ser menor depedendo da idade poderia sim responde por maior de idade

  53. Fernando Lopes disse:

    SOU TOTALMENTE A FAVORE TENHO 16 ANOS !!!!

    em primeiro lugar a gente ia poder se locomover para o trabalho !
    em segundo lugar com mais jovens trabalhando o governo iria receber mais impostos !
    em terceiro lugar esses caras ja poderiam ter aprovado essa lei já ta demorando demais !!!!!
    e em quarto lugar seriamos responsaveis pelos nossos atos !!
    em quinto lugar já elegemos o PRESIDENTE DA REPÚBLICA já podemos trabalhar já podemos casar !por que não podemos tirar a carteira de habilitação !
    ahhhh e em sexto lugar a esses avózinhos q acham que a gente vai pegar um carro pra ficar zuando estão muito enganados ! acidentes acontecem meus camaradas ! então cuidem do seu proprio nariz e deixem essa lei ser aprovada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  54. wendel mendes disse:

    botei feh no fernando lopes e sou a Favor da lei apartir dos 16 tem q tirar a habilitacao pq tem um monte ne jovens andando por aii sem habilitacao!
    Ja ta demorando pra sair essa lei msm

  55. Wendel Almeida disse:

    Sr. ANTONIO CARLOS o sr está sendo muito preconceituoso, não são crianças q estarão atras de um volante se jOVENS que escolhem o presidente da rapública…
    E se a minha mãe passar mal e meu irmão estiver trabalhando, e prescisar ser levada ao hospital com urgencia o sr acho q eu vou chamar um visinho, e ai como eu faço…?

  56. Luis Felipe disse:

    Gente, na minha opinião menores poderiam sim dirigir, eu tenho 16 anos e já tenho deveres de adulto, pois estudo, trabalho em um serviço de período integral e um carro facilitaria muito a minha vida, pois eu poderia chegar mais cedo em casa e poder curtir um pouco a minha família o que eu não consigo atualmente.

  57. Luis Felipe disse:

    Gente, na minha opinião menores poderiam sim dirigir, eu tenho 16 anos e já tenho deveres de adulto, pois estudo, trabalho em um serviço de período integral e um carro facilitaria muito a minha vida, pois eu poderia chegar mais cedo em casa e poder curtir um pouco a minha família o que eu não consigo atualmente.
    Essa poderia ser uma escolha publica, como a escolha do presidente, pois só o povo sabe o quanto nós sofremos em ter que se utilizar do transporte publico, pois esses deputados não aprovam por que seus filhos desta idade tem motorista paticular para poder ir aos lugares, se não tivesse ai ia pensar um pouco em quanto o povo menor de idade sofre.

  58. marcus vinicius disse:

    Sr. deputado esta de parabens eu tenho 16 anos sou emancipado minha mae tem uma empresa que precisa de um motorista

  59. shayane disse:

    OLA
    EU TENHO 16 ANOS E PRECISO MUITO TIRAR A HABILITAÇÃO,
    POIS MEU PAI É DEFICIENTE FISICO E PRECISA DE MIM PRA DIRIGIR PRA ELE,EU SOU COMPLETAMENTE A FAVOR , POIS TENHO RESPONSSABILIDADE QUE MUITAS PESSOAS COM MAIOR IDADE NÃO TEM
    E EU PRECISO NÃO ESTOU QUERENDO PRA FAZER GRAÇA !!
    SOU COMPLETAMENTE A FAVOR!!!…..

  60. Eduardo disse:

    Estou muito Feliz pois muitos jovens precisam de sua cnh para levar as vezes até seus pais para hospitais e etc….se nós já temos responsabilidades para votar,pq ñ teremos para dirigir e responder pelo nossos atos?acho essa lei muito enteressante pois tem muitos jovens de 16,17 e 18 anos com mais responsabilidade do q pessoas com 25,27,28 e até 30 anos.vc’s deveriam dar um voto de confiança para nós.se vc’s acham que seus filhos são enresponsaveis ñ os emancipade-os mais ñ juguem todos pois nem todos são iguais! parabéns SR: MARCELO ITAGIBA . um grande abraço e por favor me avisem quando essa lei fo aprovada!

  61. douglas Henrique disse:

    Eu só tenho uma coisa a Dizer : adulto acha que só por q tem maior idade é melhor que os jovens , eu com meus 16 anos sei muito mais doque um Adulto de 40 anos , nós jovens que estamos dominando o mundo de hoje , creio eu que se essa lei não for aprovada muitos adolescentes irão se irritar , se a agente pode votar , tirar carteira de trabalho por que não podemos tirar CNH …

  62. afonso disse:

    Rapaz eu tenho 16 anos minha mae ta tentando mim emacipar pra ver si eu tiro a cnh pq meu pai faleceu i ele trabalhava com emtrega la na loja da minha mae e si eu nao tira eu ando o mesmo jeito minha mae tem um golf e eu ando sem cnh

  63. Acho muito interressante esse projeto de lei. Muitos comentarios acima agridem os jovens emancipados chamando-os de crianças, lembrem-se q não é qualquer um que consegue emancipação e muito menos passar nos exames medicos do detran, para esses “experientes” que concerteza devem ter carteira de direção avançada ou ate mesmo internacional, peço para repensarem nos termos que forem utilizar antes de comentar algo, ah, e antes que alguem pergunte se eu estou sendo satírico, eu respondo: sim e com muito prazer.
    Agora voltando ao tema da notícia, eu tenho 16 anos, não sou emancipado e não pretendo tirar minha CNH antes dos 18(devido a alguns faladores), mesmo assim acho muito bom esse projeto. Mas ainda acho que se for aprovado, terá muitas falhas (estamos no brasil, pessoal !), uma delas é a penalização dos jovens, como alguns já citaram acima, como o jovem ja tem responsabilidade sobre seus atos, então deveria responder às penas como adultos; exames médicos mais rigorosos; fiscalização etc.

  64. Jerdson thomas silva disse:

    Concordo com meus amigos! nem todos tem o mesmo pensamento eu por exemplo tenho 15 anos e ja penso em quer me forma em quer casa escolher pra morar em quer tipo de bairro em quer emprego trabalha em quanto ganha tudo isso eu penso e muito mais porque eu nao tenho mais pai eu so tenho minha maé e ela anda de onibus ela tem condições de tira um veiculo mais espera eu entera os 18 prami dirigir pra ela com esse projeto posso girigir pra minha mae mais sedo e como meu colega falou ai eu tambem nao bebo nao fumo nao uzo drogas eu ate deixei a menina que eu amava por causa da bebida ela bebia muito e eu nao gostava queria me leva pro mundo das drogas mais eu nao permitir, eu sou muito responsavel tenho o teceiro ano quero fazer oh ensino medio ano que vem e na sequençia quero me forma em arquiteto. Obrigado

  65. Gabrielle C. M. Lucato disse:

    A frase mais certa que vi no dia de hoje foi essa: “Não é razoável que um jovem de 16 anos, que pode escolher o presidente da República, casar, ter emprego público e praticar tantos outros atos da vida civil de enorme responsabilidade, não possa dirigir um automóvel”.
    Sem dúvida nos dias atuais o índice de menores no volante e em crimes como (roubo, assassinato ..) estão crescendo. O que me deixa intrigada é o fato de um jovem poder matar, roubar e poder nem mesmo trabalhar. Antigamente as coisas iam para frente porque a educação já vinha de berço, crianças eram crescidas dentro do trabalho e religião.
    Já que a situação inverteu, nem os pais não conseguem dominar seus próprios filhos, penso que eles devem pagar pelos seus atos. Um menor é pego no volante, o carro é apreendido, paga uma multinha e dentre poucos dias estão dando voltinha no carro de seus pais. Apoio essa lei, pois é dentre os 16 e 18 anos a faixa etária mais encontrada trafegando pelo trânsito. Temos que pensar pelo lado positivo, os adolescentes estão se amadurecendo precocemente, eu mesma, sabe quantos anos tenho ? 18,19,20 ? Não, apenas 16 anos, emancipada, casada e mãe de um lar.
    Espero poder ter ajudado. Obg !

  66. Camila R. Córdoba disse:

    Bom eu tenho 16 anos e concordo em partes, Concordo totalmente com o fato de poder tirar a cnh com 16, e a emancipação aos 16 também, só que tudo deveria ser mais difícil, como:
    - no caso da emancipação analise psicológica obrigatória.
    -acompanhamento durante 1 ano da emancipação.
    -os dois pais deveriam consentir a emancipação, só em caso de falecimento, poderia ser somente um.
    Agora no caso de poder tirar a CNH seria tudo isto a cima e mais :
    - Caso ocorra alguma infração grave de transito, cancelamento automático da CNH.
    - Que seja obrigatório, a permanência de uma pessoa que tenha mais de 18 anos no veiculo.
    -Para alguma infração leve, o jovem teria que prestar trabalhos não tão pesados, como visitar, trabalhos sociais, e multa no minimo 3 vezes a multa estipulada para um maior de idade de 18 anos com a CNH.

  67. Murilo Tassoni disse:

    Eu sou a favor!!
    Tem muitas pessoas por ai, que tem habilitação, e dirige muito mal.
    Eu acho que o jovem tem o seu direito sim… Tem muitos jovens pelo mundo, que tem muito mais cabeça que os mais velhos.
    Se o jovem é emancipado, e ele pode trabalhar, votar, casar-se, por que ele não pode tirar a sua carteira de habilitação?
    Eu não acho nenhum crime isso!! Crime mesmo, é matar, roubar, fazer coisas piores…

    O JOVEM TEM QUE TER ESSE DIREITO SIM.

  68. Luis Fernando disse:

    Eu sou a favor desta lei…po a maioria dos mano de 16 já pilotam a vontade os carros e motos de seus pais e nao encomodan a ninguém, a maioria dos acidentes sao de bêbados, e adolescentes com 16 nem podem comprar bebidas alcoólicas….então libera aí que nois faz a parada perante a lei já é!

  69. Ana Lidia disse:

    Tenho 17 e estou muito ansiosa pra tirar minha carteira, acho que idade não tem nada a ver. os adultos deviam confiar mais nos adolescentes, o que tem q acontecer acontece com pessoas que tem carteira a muitos anos. jovens saem bebem,fazer coisas erradas mais hé muitos jovens que so querem uma cnh para facilitar mais a vida no dia-a-dia com responsabilidade…

  70. IDIVALDO disse:

    DEVEM APROVAR SIM POR QUE NÃO. E A IDADE QUE VC ESTA SAINDO DO ENSINO MÉDIO E INDO PARA FACULDADE E TRABALHANDO AO MESMO TEMPO. APROVA!!!!!!!!

  71. gustavo disse:

    eu tenho 16 anos ja dirijo desde dos 14 nunca bati com o carro nem atropelei ninguem queria muito tira a cnh sou emancipado responsavel pois além da menor idade eu sei oq eu estou fazendo quero tirar minha CNH para pode trabalha pois eu trabalho longe eo transporte pulblico e uma negação

  72. Matheus P disse:

    Antonio Carlos , você fala isso porque ja é de idade , ja é mais experiente e duvido que se pudesse não queria ter dirigido na antes dos 18 ; Nem todos os jovens são como você falou , irresponsáveis , tem adolescente mais maduro que muito adulto que dirige a anos.

  73. Guilherme disse:

    acho sim tem q ser aprovada

  74. linderson disse:

    isso e preconceito com os jovens. qual e, eles merecem um voto de confiança, num e so pq um ou dois fazem o errado e o resto paga. tem muitos jovens ai q tem uma responsabilidade do q um rapaz de 30 anos. temos q confiar neles pois eles sao o futuro do brasil, do mundo. e tambem tem jovens no mundo q tem capacidade de saber o certo e o errado. entao vamos parar de criticar eles. tem jovens q hj fazem melhor q adultos. fik o conselho

  75. Fernando Camargo disse:

    Tenho 16 anos e dirijo desde os meus 12 anos, nunca bati um carro e nunca bati ninguem. Vejo que em certos momentos até dirijo melhor que muitos da minha família pois não bebo. Existe tantos motorista que atropelam e matam tantas pessoas e não são punidos. Hoje em dia muitos adolescentes menores de idade estão seguindo mais a lei do que muitos motorista com 20 anos de carteira, acho que deveriam aprovar essa lei e nos dar uma chance para provar que mesmo com 16 ou 17 anos, muitos adolescentes tem a responsabilidade o suficiente para ter uma CNH, pois vejo por mim que ja trabalho a vários anos, ja tenho o direito de escolher o presidente do meu país e ja posso fazer tantas outras coisas. Eu també preciso da cnh para trabalhar e não sou desses de querer tirar a carteira só para poder zuar com um automovel. Pesso que reflitam sobre o meu caso e o de tantos outros adolescentes. Obrigado pela atenção.

  76. Thiago disse:

    Olá moro em cuiabá-mt , tenho 17 anos e queria saber o que eu preciso fazer para ter e emançipação . Alguem poderia me ajudar? Desde já agradeço.

  77. eu sou totalmente a favor,eu penso muito nos fim do mundo quanto mais eles apresarem as coisas pra mim ta otimo
    jovens entre 16 e 18 anos amancipado devem sim fazer a carteira com essa idade pois o fim do mundo está proximo então devemos aproveitar nossa vida agora pois mais tarde mudara tudo ,vamos chorar,gemer e jejuar dia e noite sem parar
    ”ENTÃO VIM AQUI DIZER QUE SOU TOTALMENTE A FAVOR SIGA EM FRENTE SR.MARCELO ITAGIBA”
    FÉ EM DEUS…. DEUS A BENÇÕE A TODOS

  78. Podia ser aceito pela lei sim pois muita mulher igual a eu estão grávidas e precisa do um meio de locomoção que permite ser mas eficiente para para podermos ir ao hospital seria ideal eu tenho 17 anos pelo menos meu filho vai nacer um mes antes para mim fazer 18anos mas muutas mulheres estão em uma citação pior e pior não esta sendo acompanhadas pelo pai do seu filho como eu que tenho amigos e familiares que tem carros e carteira.
    Dilma Rousseff como mulher deveria colocar mas este caso para nos brasileiros dormi tranquilos pois se nao podemos dirigir muitos passao por cima da lei mata fica em poni pois são colocados como menor incapaz mas eles são capazes de mata violentar matrimônio público e so paga algo socio educativo o Brasil ta precisando abri os olhos e ouvidos e ver que se não vermos os adolescentes de 16anos como de maior eles vao caga nosso Brasil.

  79. Eduardo disse:

    Eu ja sou de maior e tenho cnh,mas eu apoio essa lei tem muitos menores que nem tem carta e dirige com muito cuidado e atençao.eles acha que da carteira pra um maior de 18 e mas seguro mas as vezes els enxe o cu de caxassa e sai com o carro matando e atropelando os outros,e quem e maior de 16 ja sabe muito bem oque faz eu apoio

  80. Eu apoio a proposta do deputado Marcelo Itagiba , pois há vários jovens com capacidade mental para adquirir a CNH , aos que são contra e jugam todos os adolescente com 16 anos crianças, há uma solução, pode ser feito um teste psicologico antes mesmo de ser feita a “matricula” na auto-escola , assim podendo julgar quem esta hapto para ter uma CNH.

  81. Francisco Sebastião de Sousa disse:

    O que eu acho disso

    Eu tenho uma opinião acerca desse assunto, acho que diferente de todos os outros aqui neste site, eu concordo plenamente que nós jovens deveremos sim ter direitos à habilitação. Vejo adolescentes, inclusive já vi até amigos ou parentes meus, dirigindo sendo menores de idade, isto é, indo contra lei, pois não tem como tirarem um documento de habilitação mas que são pessoas trabalhadoras, do bem, e altamente responsáveis; que acabam por infligir a lei, não por vontade própria, mais por serem obrigados por ela a fazer isso.

    O que acho realmente é que está certo, ao invés de impedir pessoas jovens, que começam a ter responsabilidades logo cedo de fazer isso, devem impedir que pessoas (jovens, adultos ou idosos) irresponsáveis ou incapazes de aprender a dirigir, entre nas ruas para tirar a vida de muita gente, como vem sendo feito.
    Realmente, um menor pode votar, trabalhar, casar, por que não poderia dirigir? Digo isso levando em conta que vejo muitas vagas de emprego nas quais meu perfil não se enquadra justamente pelo fato de não ter nenhuma habilitação, (e como eu não vou tentar aprender sem poder) se dá pelo fato de não saber dirigir também, já que as empresas (algumas) contratam um funcionário menor tão eficiente que acaba desistindo de exigir carteira de habilitação e colocando-os para dirigir/pilotar mesmo assim.

  82. panela disse:

    eu sou a favor porque tenho 17 anos falta meses para mim fazer 18 anos e aii nao posso dirigir

  83. Misael.Veiga.Machado disse:

    Eu tenho 16 anos sou emancipado moro sozinho com minha mulher ela esta gravida e eu acho que seria otimo essa lei ser aprovada porque eu trabalho muito longe o onibus passa aqui so de hora em hora eu xego uma hora antes e quando eu perco esse onibus eu xego atrazado no servico,seria bom porque eu teria uma locomocao para quado eu precizar eu so capaz porque se eu nao foce capaz de dirigir eu nao seria capaz de cuidar de uma familia,eu tenho resposabilidade como uma pessoa normal e demaior eu to cancado de escultar que eu so incapaz porque eu sei que posso,se a lei nao for aprovada entao porque fizarao essa lei da emancipacao se nao da para ser como um demaior,porque falao que emancipado pode fazer coisas de adultos se nao da para fazer quaze nada,a maioria das mortes sao os demaior que morem porque nao respeitao o trazito ou nao usao o sito de seguranca,tentao utrapacar os outros carros sabendo que nao da ou nao pode,essa he a minha opiniao de deve sim ser aprovado essa lei para os emancipados e tambem a lei para os emancipado poderem ser punidos porque nao serem ponidos se a maioria se mancipao por aprontar.

  84. Na minha opinião, eu achei super desnecessário o seu comentário. Eu tenho 16 anos e completarei 17 em maio , trabalho, estudo, namoro, e não preciso de festas, bebidas para viver além da minha rotina do dia a dia. Cada pessoa “jovem” leva a vida conforme recebeu sua educação, porém eu recebi uma ótima, e eu com apenas 16 anos, consegui achar uma formar de sobreviver. Moro com os meus pais? Sim, mais ano que vem já pretendo tomar posse de mim mesma e ser independente.
    Acho super injusto você classificar “todos” os jovens dizendo que são irresponsáveis , pois , eu com apenas 16 anos posso ser bem mais responsável que muitos de 20 ou 3o !
    Espero que o Sr. repense no seu conceito !
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>